sábado, 25 de fevereiro de 2012

Home Office

    Apesar do trauma da reforma/construção,não posso reclamar.Foi construído o que faltava-a sala de estar,a garagem e acabei incluindo um mezanino,onde pretendo montar um home office.
    Por enquanto,está como uma tela em branco,melhor dizendo,em azul,minha cor favorita!!
Por enquanto,está aí meu pallet,resquício da obra,que pintei e coloquei essas almofadas em cima.



Tem uma iluminação natural maravilhosa!

     Enquanto eu não decido ($$$) a decoração,umas imagens para servirem de inspiração.

                                         Para quem gosta de cor:



Para quem tem pouco espaço:  




Com um sofazinho ao pé da janela:


Para os amantes do preto:



Preto e branco com um toque de rosa.




quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Meiguices

s.f. Qualidade de meigo.
S.f.pl. Palavras ou atitudes carinhosas.


 Inaugurando essa  categoria,um quadro do meu sobrinho Pedro ,de 6 anos,que vendo toda a mobilização da família para a festa da Lola,quis dar sua contribuição e fez esse lindo quadro com a ajuda dos pais.








  Ele mesmo escolheu a figura e passou para a base de MDF através de técnica de transferência de imagem com solvente e enfeitou com borboletinhas cortadas de latinhas de alumínio com furador de scrapbook.
  Não é mesmo uma meiguice?




quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

A música que eu queria ser

    Você já gostou tanto de uma música,a ponto de querer SER essa música?
     Eu tenho uma que me desperta isso.Já falei sobre ela aqui .



Aniversário da Lola

     O aniversário da Lola foi ontem,mas comemoramos dia 11/02,porque ia cair bem no meio do carnaval e não queríamos mais imprevistos.Tínhamos acabado de sair de uma reforma,que era para durar 3  e foram quase 7 meses,que minou minhas reservas físicas e financeiras.O serviço acabou na quarta e a comemoração foi no sábado.Sem tempo,o jeito foi apelar para o mutirão.Tia Jaque fez camafeus,a madrinha Angélica fez tortinha de limão e bombons de leite em pó.Prima Ju fez cupcakes lindos e gostosos e prima Fabiana o brigadeiro e o beijinho de colher.Só encomendei o bolo e os salgados.
     A decoração ficou por minha conta,reaproveitando latinhas de leite enfeitadas com ráfia,caixinha de fruta( garimpada no mercado na maior cara de pau) e flores.Simples assim.

                                   latinhas de leite como cachepôs com mini crisântemos

arrumação das mesas e lanternas japonesas no teto(podia ter comprado mais)

caixinha de madeira coberta com tecido

sucos com tags feitas com furadores de scrapbook










terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Um dia especialmente comum

   Hoje a Lola completa 15 anos.Não fosse pelo fato de ser feriado de carnaval e pela companhia dos meus pais que nos visitam sempre no início do ano,hoje seria um dia como outro qualquer.
   Acordei com o despertador do celular do Zé,que saiu para trabalhar após um beijo de despedida sonolento. Levantei,preparei a dieta da Lola e depois de várias beijocas e sussurros de parabéns,instalei o seu desjejum na sonda e entreabi a janela para a claridade ir entrando de mansinho.Porque cedinho ela ainda fica bem preguiçosa,cochila e acorda repetidas vezes até que desperte totalmente e aí,sim,podemos fazer festa e barulho!Como todo dia!Hoje com a diferença de cantar "Parabéns a você" em vez de Carolina de Chico Buarque ou Menininha do meu coração de Toquinho(suas preferidas).
    Depois ela solicita seu chocalho,balançando o braço no ar,e brinca até a hora do banho,que é sempre dado em dupla.Nessa hora,mais troca de carinho,beijocas,creminho cheiroso no corpo,abraços,creminho no rosto para diminuir as espinhas.Outro banho de perfume Ma chèrie.Mais beijocas e cheirinho no cangote para conferir o resultado.Como todo dia!
    E assim será!Cuidados,cochilos,dieta,trocas de olhares que dizem mais que qualquer palavra,beijinhos,cantoria.Como todo dia extraordinariamente comum que temos o privilégio de estar ao seu lado.
    Parabéns,minha flor!Nós te amamos imensamente!

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Acessibilidade



    Acessibilidade significa não apenas permitir que pessoas com deficiências ou mobilidade reduzida participem de atividades que incluem o uso de produtos,serviços e informação, mas a inclusão e extensão do uso destes por todas as parcelas presentes em uma determinada população.
    No campo da informática,existem programas com recursos que permitem o uso de computadores por pessoas com deficiência visual(leitores de tela),dificuldades motoras (teclados virtuais),problemas na articulação da fala(sintetizadores de voz).
    Na arquitetura e urbanismo,nas últimas décadas,a adequação dos espaços tem sido uma preocupação constante,mas certamente,a falta de estrutura de acesso nas nossas cidades ainda é uma barreira presente.Isso se estende também às nossas casas,cheias de pequenos obstáculos-corredores apertados,portas de banheiros estreitas,desníveis,degraus-porque há muito foi padronizado assim e ninguém pensa,ao construir uma casa,que um dia um cadeirante poderá habitar aquele imóvel e se deparar com essas dificuldades no dia-a-dia.Ainda,mesmo tendo um filho com um atraso psíquico ou motor,às vezes o envolvimento  emocional não deixa você pensar a longo prazo,pois há sempre a esperança que tudo seja passageiro.
    Comigo não foi diferente.Construímos nossa casa quando Carol tinha apenas 2 anos e mesmo com seu atraso evidente,fizemos um corredor com 1 metro de largura,porta  do banheiro com 60cm,porque era "padrão".Agora com ela maior,tivemos que cortar a parede para aumentar a porta para uma de 80cm(tamanho ideal para se passar uma cadeira de rodas com conforto).No nosso caso,as adaptações serão bem poucas,dada a limitação física da Lola.O uso do banheiro se limita ao banho,pois todos os outro cuidados são feitos no leito.Mesmo assim,separei umas imagens legais de banheiros acessíveis.


Achei esse banheiro muito legal,adaptado,mas sem cara de banheiro de hospital.A pia com coluna,para facilitar o encaixe da cadeira,altura da torneira e acessórios adequada,banco dobrável de parede na área do banho,box com cortina e pouco vidro,barras de apoio e piso sem desníveis.Para ficar perfeito,faltou a inclinação do espelho para baixo.Faltou a imagem do vaso sanitário,que deve ter desenho especial,de preferência sem caixa acoplada e válvula de descarga de acionamento fácil.



              O vaso deve ter essa abertura frontal,para facilitar a higienização íntima.


Esse outro bem bacanudo e com o espelho inclinado. 

Esse é de um hotel em Gramado,que peguei no blog mão na roda.que além do banheiro adaptado,possui cardápio e sinalização dos elevadores  em braile.






sábado, 18 de fevereiro de 2012

Pequenos detalhes

Outro dia,li no blog da reforma ,da minha amiga Lilly,um texto da Marta Medeiros falando de casa feliz.Em um trecho ela diz que uma regra deve ser obedecida-para qualquer lugar que se olhe,deve haver algo que nos faça feliz.
Nunca fui muito de enfeitar a casa,apesar de adorar revistas de decoração.Cheguei a colecionar,por algum tempo, a revista Arquitetura e Construção,mas bibelôs,miudezas em excesso em cima dos móveis, sempre me deixaram um pouco aflita.
Massss,depois que descobri o scrapbooking,passei a ter mais gosto por detalhes,aquilo que faz a diferença no básico.
E decidi que minha casa teria o que eu gosto,o que me agrada,o que me faça feliz,para onde quer que eu olhe.


                                              Uma varandinha de ladrilho hidráulico


Uma escultura de ferro sobre uma parede branca


Lanternas de madeira embaixo da escada


Uma parede de tijolos aparentes


Para desanuviar

Plantei uma trepadeira ipoméia no quintal,em frente a uma das colunas da edícula.
Como ela está crescendo,pedi ao Zé para fixar um desses varais de aço encapado na coluna para servir de guia para o crescimento da plantinha.Ele sobe pela coluna e passa em frente à viga do telhado.
_Aí,passa pela viga,dá um nó aí.
_Tá bom assim?
_Tá.Agora corta o que sobrou do fio-uns 2 metros.
_Pega lá o alicate,assistente.
_Tá na mão.
_Acho melhor deixar assim mesmo.Vai que você muda de ideia e quer puxar para outro lugar...-carinha de ironia.
_Tá me chamando de volúvel?-olhar fuzilante.Eu sei que às vezes eu enlouqueço ele.
_Nãaao!De criativa!!!-sorrisinho maroto.
_Ahhh,bom!

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Passa tinta,minha filha!

Eu sempre morei em casas de paredes brancas,fachadas brancas.Também sempre fui básica ao me vestir-cores neutras,sem estampas.De uns tempos prá cá,passei a me colorir mais.
Tinta e tecido são ótimos aliados prá se mudar um ambiente,um móvel ,você mesma.Se quer mudar o visual,pinta o cabelo.Cansou da parede branca,passa uma cor nela.
O  quarto da Lola,por exemplo,já foi amarelinho claro,depois pintei de azul.Enjoei e pintamos de verde,mas com o tempo e os móveis escuros,o quarto foi ficando meio opressivo.
Então,mudamos ela de quarto,pintamos de branco e a parede da cabeceira pintei de listras.Ficaram meio tortinhas,mas no geral o visual ficou alegra e bonito.A marcenaria fizemos toda branca,assim o quarto parece maior.
ANTES


DEPOIS





DETALHE DO QUADRINHO QUE FIZ.

A saudade me trouxe pelo braço

"Voltei,Recife.Foi a saudade que me trouxe pelo braço",diz o verso da música de Capiba.

Quando resolvi ter um blog,lá no final de 2008,segui a correnteza atrás de todo mundo.Na época eu era, assim,arroz de festa no site Scrapbookbrasil , e todo mundo por lá estava começando um blog,na grande maioria relacionada ao tema.Mantive um pique razoável no início,mas depois foi me dando preguiça de atualizar,retribuir as visitas,os comentários,selinhos e etc.Às vezes eu passava mais tempo passeando pela vizinhança que cuidando da minha própria "casa".

Sim,porque existe toda uma ética nesse negócio de ter blog e ela,como em qualquer outro setor da vida,deve ser respeitada.E o fato de nem sempre cumprir esses compromissos me deixava incomodada e acabei me afastando da blogosfera.

Mas,às vezes eu entrava aqui,como quem visita um imóvel que é seu,mas está desocupado,só prá ver se está tudo em ordem.Sentia até uma pontinha de remorso por ter abandonado o coitado,Mas acabava deixando prá lá.

E hoje,não sei porque,senti vontade de reativá-lo,assim como se tivesse encontrado um velho diário,escrito em outros tempos,mas que despertou emoções em me ver ali naquelas linhas,nas imagens tão particulares,nos relatos de amor,dor,humor.

Então,resolvi trazer vida a esse lugar.Abri as janelas,comecei uma faxina,mudei layout,organizei postagens.Apaguei a lista de blogs,pois muitos mudaram ou foram desativados.A ideia é começar,recomeçar.E se você,que antes me visitava ,também passar por aqui nessa nova fase,seja bem- vindo.Se deixar um recadinho,terei prazer em retribuir a visita.