segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Acessibilidade



    Acessibilidade significa não apenas permitir que pessoas com deficiências ou mobilidade reduzida participem de atividades que incluem o uso de produtos,serviços e informação, mas a inclusão e extensão do uso destes por todas as parcelas presentes em uma determinada população.
    No campo da informática,existem programas com recursos que permitem o uso de computadores por pessoas com deficiência visual(leitores de tela),dificuldades motoras (teclados virtuais),problemas na articulação da fala(sintetizadores de voz).
    Na arquitetura e urbanismo,nas últimas décadas,a adequação dos espaços tem sido uma preocupação constante,mas certamente,a falta de estrutura de acesso nas nossas cidades ainda é uma barreira presente.Isso se estende também às nossas casas,cheias de pequenos obstáculos-corredores apertados,portas de banheiros estreitas,desníveis,degraus-porque há muito foi padronizado assim e ninguém pensa,ao construir uma casa,que um dia um cadeirante poderá habitar aquele imóvel e se deparar com essas dificuldades no dia-a-dia.Ainda,mesmo tendo um filho com um atraso psíquico ou motor,às vezes o envolvimento  emocional não deixa você pensar a longo prazo,pois há sempre a esperança que tudo seja passageiro.
    Comigo não foi diferente.Construímos nossa casa quando Carol tinha apenas 2 anos e mesmo com seu atraso evidente,fizemos um corredor com 1 metro de largura,porta  do banheiro com 60cm,porque era "padrão".Agora com ela maior,tivemos que cortar a parede para aumentar a porta para uma de 80cm(tamanho ideal para se passar uma cadeira de rodas com conforto).No nosso caso,as adaptações serão bem poucas,dada a limitação física da Lola.O uso do banheiro se limita ao banho,pois todos os outro cuidados são feitos no leito.Mesmo assim,separei umas imagens legais de banheiros acessíveis.


Achei esse banheiro muito legal,adaptado,mas sem cara de banheiro de hospital.A pia com coluna,para facilitar o encaixe da cadeira,altura da torneira e acessórios adequada,banco dobrável de parede na área do banho,box com cortina e pouco vidro,barras de apoio e piso sem desníveis.Para ficar perfeito,faltou a inclinação do espelho para baixo.Faltou a imagem do vaso sanitário,que deve ter desenho especial,de preferência sem caixa acoplada e válvula de descarga de acionamento fácil.



              O vaso deve ter essa abertura frontal,para facilitar a higienização íntima.


Esse outro bem bacanudo e com o espelho inclinado. 

Esse é de um hotel em Gramado,que peguei no blog mão na roda.que além do banheiro adaptado,possui cardápio e sinalização dos elevadores  em braile.






Um comentário:

  1. Oi, Semíramis, super interessante esse post, pois agora estou passando justamente por esse processo de adaptação da casa da minha mãe por conta de minha avó. Realmente, a gente nunca imagina que um dia precisará...Beijo, Helka

    ResponderExcluir